O Dia Nacional do Policial Militar, celebrado nesta quarta-feira (24), foi marcado em Mato Grosso por manifestações sobre o fortalecimento da segurança pública e a recomposição do efetivo da corporação. O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Max Russi, utilizou a data para reiterar a continuidade de ações voltadas à valorização dos profissionais e destacar o andamento da convocação de 450 novos integrantes para a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).
A atual mobilização para o chamamento de 420 alunos-soldados e 30 alunos-oficiais, aprovados no cadastro de reserva do concurso de 2022, é apontada como um dos principais avanços recentes para a instituição. A medida foi viabilizada após tratativas entre o Legislativo e o Governo do Estado, sob a gestão de Otaviano Pivetta, com foco no reforço do policiamento ostensivo, especialmente em cidades do interior. Atualmente, a PMMT conta com um efetivo de aproximadamente 7,3 mil policiais na ativa, e a chegada dos novos alunos busca reduzir o déficit operacional em diversas regiões.
Além das questões estruturais e de pessoal, a atuação da Polícia Militar tem se estendido para o campo da integração comunitária. A corporação tem mantido parcerias em ações sociais, como os mutirões realizados pelo projeto Gabinete Social, que oferecem serviços de saúde e cidadania em bairros periféricos e municípios mato-grossenses. Para o comando da PM e representantes do Legislativo, essa participação em atividades transversais reforça o papel da instituição na promoção da ordem pública e no suporte direto às demandas sociais da população.