Seu Principal Portal de Notícias
Cotação
DÓLAR --
EURO --
LIBRA --

Governo Federal libera R$ 25,2 milhões para construir 11 unidades de saúde em Mato Grosso

Compartilhar

O governo federal autoriza nesta sexta-feira (24), às 14h, a emissão da ordem de serviço para a construção de 11 novas unidades de saúde em Mato Grosso, com investimento total de R$ 25,2 milhões. Os recursos serão repassados diretamente a 11 municípios mato-grossenses para permitir o início imediato das obras.

O pacote contempla dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estruturas consideradas essenciais para ampliar o atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Investimento integra Novo PAC da Saúde

A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), eixo saúde, lançado pelo governo federal para fortalecer a infraestrutura pública em todo o país.

Entre na comunidade de WhatsApp do Centroeste News e receba notícias em tempo real 

(CLIQUE AQUI)! 

centro oeste news 3

A ação ocorre simultaneamente em 24 estados brasileiros. No total, estão previstas 541 novas unidades de saúde em mais de 500 municípios, sendo esta considerada pelo governo a maior liberação imediata de recursos do programa em uma única etapa.

UBS e CAPS ampliam atendimento

As novas UBS devem reforçar a atenção primária, porta de entrada do SUS, oferecendo:

  • consultas médicas;
  • vacinação;
  • pré-natal;
  • acompanhamento de doenças crônicas;
  • atendimento preventivo.

Já o CAPS será voltado ao cuidado em saúde mental, com atendimento multiprofissional para pacientes que necessitam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Programa também mira redução de filas

A medida também integra o programa Agora Tem Especialistas, voltado à ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias especializadas no SUS, com foco na redução do tempo de espera da população.

Evento oficial em Mato Grosso

A cerimônia de lançamento será realizada na Superintendência do Ministério da Saúde em Mato Grosso, com presença do superintendente Helenilson Benedito Pereira Peixoto.

Impacto para os municípios

A expectativa é que as novas unidades melhorem o acesso aos serviços de saúde, descentralizem atendimentos e reduzam a pressão sobre hospitais regionais e prontos-socorros, especialmente em cidades do interior.

Redação de:
Fonte:
Comentários

Deixe um comentário

Continue Lendo
Author picture

Jornalista: José Claudenir de Almeida – DRT nº 0001650

Centroeste News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.