Um estudo realizado no Reino Unido encontrou uma associação entre o consumo diário de suco de fruta ou smoothie e uma redução nas pontuações relacionadas à depressão entre adultos que apresentavam baixo consumo de frutas e verduras.
A pesquisa acompanhou 42 participantes durante quatro semanas. Todos consumiam, inicialmente, até duas porções de frutas e vegetais por dia e foram divididos em três grupos.
Um dos grupos manteve os hábitos alimentares habituais. Os outros dois receberam orientações para aumentar o consumo para cinco porções diárias. Em um deles, a meta deveria ser alcançada apenas com frutas e vegetais inteiros. No outro, os participantes também incluíram um copo diário de suco de fruta ou smoothie.
Ao final do período, os dois grupos que aumentaram o consumo de frutas e vegetais apresentaram melhora na qualidade da alimentação. No entanto, a redução nas pontuações de depressão foi observada apenas entre os participantes que incluíram o suco ou smoothie na rotina.
A diferença foi considerada pequena, mas os pesquisadores identificaram uma variação em relação ao grupo que manteve a alimentação habitual. A avaliação foi feita por meio de questionários utilizados em pesquisas clínicas para medir sintomas relacionados à depressão.
Os resultados também indicaram que a inclusão das bebidas não levou os participantes a reduzir o consumo de frutas e vegetais inteiros. A ingestão de fibras aumentou de maneira semelhante entre os grupos que receberam orientação para melhorar a alimentação.
O estudo foi publicado em 22 de maio no British Journal of Nutrition. Os pesquisadores ressaltam, porém, que os resultados mostram uma associação observada durante o período analisado e não permitem afirmar que o consumo de suco, sozinho, seja responsável pela melhora no humor.