Seu Principal Portal de Notícias
Cotação
DÓLAR --
EURO --
LIBRA --

STF formaliza ação penal e torna Eduardo Bolsonaro réu por obstrução em trama golpista

stf-formaliza-acao-penal-e-torna-eduardo-bolsonaro-reu-por-obstrucao-em-trama-golpista
Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou nesta quinta-feira (19) a abertura de ação penal contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de interferência à Justiça e coação no curso do processo, no âmbito das investigações sobre a chamada trama golpista. Com a decisão, o ex-deputado passa oficialmente à condição de réu.

O caso é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. A denúncia foi recebida por unanimidade pela Primeira Turma da Corte em novembro de 2025. Na ocasião, os ministros entenderam haver indícios suficientes para a abertura da ação penal.

A reportagem procurou a defesa de Eduardo Bolsonaro para comentar a decisão, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

Denúncia da PGR

A acusação foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob comando do procurador-geral Paulo Gonet. Além de Eduardo, também foi denunciado o blogueiro Paulo Figueiredo.

 Entre na comunidade de WhatsApp do Centroeste News e receba notícias em tempo real 

(CLIQUE AQUI)!

Segundo a PGR, os dois teriam articulado, nos Estados Unidos, a imposição de sanções contra ministros do STF, com o objetivo de constranger a atuação da Corte e influenciar decisões relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro no processo sobre a tentativa de golpe.

De acordo com Gonet, há indícios de que interlocutores ligados ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teriam sido acionados para pressionar o Judiciário brasileiro.

Próximos passos e possível extradição

Com a formalização da ação penal, o processo entra agora na fase de instrução, que inclui coleta de provas, oitivas de testemunhas e interrogatórios dos acusados. Ao final, os ministros irão julgar se condenam ou absolvem os réus.

A abertura da ação também permite que o STF solicite eventual extradição para fins de instrução processual ou cumprimento de pena, caso necessário. No entanto, qualquer medida nesse sentido dependeria da cooperação das autoridades norte-americanas.

O caso segue sob análise da Suprema Corte e integra o conjunto de investigações relacionadas aos atos antidemocráticos e às articulações posteriores aos eventos de 2022.

Redação de:
Fonte:
Comentários

Deixe um comentário

Continue Lendo
Author picture

Jornalista: José Claudenir de Almeida

Centroeste News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.