Seu Principal Portal de Notícias

“Sol, Praia e Saúde: Como Evitar Infecções Durante o Verão”

[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Compartilhar

CentroesteNews

08/01/2025

Anna Vitória Bispo

 

 

O verão é sinônimo de descanso e diversão para muitas pessoas, especialmente nas praias de São Paulo, onde a temporada de sol e calor atrai turistas e banhistas em busca de lazer. No entanto, a alta temperatura e a umidade características dessa estação também favorecem o controle de vírus e bactérias, gerando um aumento significativo nas chamadas “viroses” e outras doenças infecciosas, muitas vezes relacionadas ao consumo de alimentos e água contaminados. A biomédica Mellanie Fontes-Dutra alerta sobre os riscos de saúde no litoral e oferece orientações cruciais para evitar complicações.

As chamadas “viroses” são causadas por vírus, que, no contexto do verão, afetam principalmente o sistema digestivo e as infecções. As gastroenterites virais, que provocam sintomas como diarreia, dor abdominal e febre, estão entre as mais comuns. Essas viroses são, em grande parte, favorecidas pela ingestão de alimentos ou água contaminada, situação que ainda é mais frequente nas praias, onde a infraestrutura sanitária pode ser precária. Além disso, a proximidade com o mar, que pode estar poluído, também é uma preocupação crescente. A biomédica explica que bactérias presentes no ambiente, como Escherichia coli , *VibrVibrio cholerae e *SalmoSalmonela.

A água do mar, muitas vezes contaminada por esgoto ou outras substâncias poluentes, pode se tornar um veículo de transmissão de doenças, especialmente para quem ingere água ao nadar ou se expõe a ela por longos períodos. “Bactérias e vírus podem ser facilmente transferidos para o corpo humano por meio da água contaminada, e o risco é maior em áreas onde há falta de fiscalização ou infraestrutura de saneamento”, alerta Mellanie Fontes-Dutra. A biomédica destaca ainda que a exposição a águas poluídas pode desencadear doenças como gastro.

 

“É uma época do ano bem particular. A gente precisa sempre lembrar que, com a chegada do verão, altas temperaturas, a gente tem um favorecimento da proliferação de diversos vírus, bactérias também, entre outros patógenos, especialmente nas águas e nos alimentos. Aquele alimento mal acondicionado, que não está refrigerado adequadamente, normalmente são aquelas comidas que a gente eventualmente come fora de casa, na beira da praia. A gente precisa tomar muito cuidado, porque se elas não tiverem sido bem acondicionadas, existe o risco de uma proliferação ali de algum patógeno que pode vir a causar sintomas como gastroenterites ou até mesmo outras doenças diarreicas”, alerta ela.

Fonte:
CentroesteNews
Comentários