CentroesteNews
19/08/2025
A campanha anual do setembro amarelo, de prevenção ao suicídio, ganhará reforços tecnológicos, se depender da Câmara de deputados de Mato Grosso. A intenção é utilizar inteligência artificial para monitorar e detectar sinais de depressão nas redes sociais.
Embora não haja uma especificação exata de como a IA seria utilizada nesses casos, o texto do projeto de lei já foi aprovado em primeira votação, e segue para a segunda fase. O próximo passo, com a possibilidade de aprovação é o desenvolvimento de ferramentas que, para além do setembro amarelo, serão úteis..
De todo modo, já se sabe que a intenção é treinar o algoritmo para identificar padrões depressivos em textos, posts e interações dos usuários. A propósito, se implementado de maneira funcional, seria uma excelente ferramenta, uma vez que a Organização Mundial de Saúde aponta o suicídio como a terceira maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 anos no Brasil.
O projeto de lei em questão é de autoria do deputado Dr, João (MDB) e atualiza a Política de Diagnóstico e Tratamento de Depressão no Estado. Conforme o deputado, o projeto pode ser uma resposta para o aumento perigoso de 6% nas taxas de suicídio do Brasil. Muito mais que a campanha setembro amarelo, o assunto é uma discussão que deve ser contínua.


