O deputado Max Russi destacou, emocionado, um importante avanço na causa animal em Mato Grosso com a chegada à Assembleia Legislativa do projeto de lei complementar que institui a política estadual de proteção aos animais domésticos. O parlamentar fez questão de reconhecer o esforço conjunto que envolveu o secretário da CETASC, Cleberson, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínia Mendes, ressaltando que a iniciativa atende a uma cobrança antiga de sua atuação.
O projeto prevê a criação do programa Ser Família PET e do Fundo Estadual de Proteção Animal (FEPA), além de alterações na lei complementar nº 612, de janeiro de 2019, para que a proteção aos animais domésticos ganhe um posicionamento mais claro e estruturado no orçamento do Estado. Segundo Russi, até pouco tempo atrás, sequer havia uma rubrica destinada à causa animal nos recursos estaduais, o que dificultava ações efetivas.
Durante seu discurso, o deputado relembrou o esforço de dois anos para inserir essa prioridade no planejamento orçamentário, além de mencionar suas emendas direcionadas à causa animal que, por vezes, esbarravam em entraves burocráticos ao serem destinadas a áreas como saúde, assistência social ou meio ambiente. Com a criação do FEPA e a vinculação da política pública de proteção animal à Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Max Russi acredita que será possível consolidar um trabalho efetivo e direcionado às necessidades dos animais domésticos e seus protetores.
O deputado também agradeceu ao chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, por ter viabilizado, em curto prazo, o trâmite entre o governo estadual e a Assembleia Legislativa. “Foi muito rápido. O projeto foi às mãos do governador, que logo assinou, e já está aqui para análise dos deputados”, comemorou.
Max Russi também frisou a relevância da causa animal dentro de sua trajetória política. Ele recordou seminários, workshops e discussões realizadas ao longo de sua atuação na Assembleia e destacou a importância da construção do Hospital Veterinário, um sonho que está sendo concretizado para atender os protetores de animais e a população do Estado. Para o parlamentar, esses avanços representam uma luta intensa e uma conquista significativa para todos os que apoiam e defendem a causa animal em Mato Grosso.


