Seu Principal Portal de Notícias
Cotação
DÓLAR --
EURO --
LIBRA --

Os três vírus que ameaçam causar novas crises em 2026

os-tres-virus-que-ameacam-causar-novas-crises-em-2026
Compartilhar

O mundo ainda está enfrentando as consequências da pandemia de Covid-19, mas, em 2026, três outros vírus já preocupam especialistas e colocam a saúde global em alerta. A combinação de fatores como o aquecimento global, o crescimento populacional e a mobilidade humana tem facilitado a evolução e propagação de patógenos capazes de desencadear crises.

Entre os vírus que chamam atenção estão o Oropouche, a gripe aviária H5N1 e o mpox. Embora sejam muito diferentes entre si, eles compartilham uma mesma característica: já ultrapassaram fronteiras e apresentam potencial de causar impactos significativos. O Oropouche, por exemplo, que é transmitido por mosquitos, já atinge diversas regiões da América do Sul, incluindo o Brasil, além de ter causado casos documentados na Europa vinculados a viajantes infectados. Apesar de sintomas semelhantes aos da gripe, ele já foi associado a quadros graves como microcefalia, enquanto a Organização Mundial da Saúde busca acelerar o desenvolvimento de ferramentas de controle.

A gripe aviária H5N1, por sua vez, atravessou espécies e foi detectada em vacas leiteiras nos Estados Unidos, aumentando temores de que possa adquirir capacidade de transmissão eficiente entre humanos. Já o mpox, que se espalhou em mais de cem países desde 2022, agora preocupa ainda mais com duas variantes em circulação, incluindo uma cepa severa que avança na África Central e já causa infecções em outros continentes.

Além desses, outras ameaças virais, como o sarampo, a chikungunya e até o vírus Nipah, têm colocado em evidência a necessidade de vigilância global. Embora os especialistas defendam que não haja alarmismo, a vigilância e o desenvolvimento de vacinas e tratamentos são fundamentais para conter os possíveis avanços desses patógenos. Em 2026, o desafio permanece: encontrar equilíbrio entre prevenção, controle e respostas rápidas às novas ameaças virais.

Redação de:
Fonte:
Comentários

Deixe um comentário

Continue Lendo
Author picture

Jornalista: José Claudenir de Almeida

Centroeste News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.