Uma grande mobilização marcou esta quarta-feira (11) no estado de São Paulo, quando a Polícia Civil deu início a uma megaoperação para prender agressores de mulheres. Denominada “Operação M — Carnaval Seguro”, a ação reuniu cerca de mil policiais e busca cumprir mais de mil mandados de prisão em diversas cidades paulistas. Até o início da tarde, 150 agressores já haviam sido capturados.
Coordenada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a operação começou na segunda-feira (9) e tem como objetivo retirar das ruas homens condenados por violência contra mulheres, reforçando o direito delas de viver com segurança. “São agressores condenados que buscamos colocar atrás das grades”, destacou a delegada Cristiane Braga, responsável pelas DDMs no estado.
Além das prisões, as diligências já resultaram na apreensão de quatro armas de fogo irregulares. A operação faz parte de um conjunto de ações permanentes do Governo do Estado, voltadas tanto para a repressão aos agressores quanto para a prevenção da violência e fortalecimento das redes de proteção às vítimas.
No ano passado, outra operação do mesmo tipo foi realizada, cumprindo 562 mandados em diversas regiões. Na ocasião, a maioria das prisões ocorreu na Grande São Paulo, reiterando a relevância do trabalho contínuo no enfrentamento da violência contra a mulher.


