Seu Principal Portal de Notícias
Cotação
DÓLAR --
EURO --
LIBRA --

Manoel Carlos, mestre das novelas brasileiras, nos deixa aos 92 anos

manoel-carlos-mestre-das-novelas-brasileiras-nos-deixa-aos-92-anos
Compartilhar

CentroesteNews

10/01/2025

O Brasil se despede de Manoel Carlos, consagrado autor de algumas das mais memoráveis novelas da TV, que faleceu neste sábado (10) no Rio de Janeiro aos 92 anos. Conhecido carinhosamente como Maneco, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, onde fazia tratamento contra a Doença de Parkinson. A enfermidade, que comprometeu seus movimentos e cognição nos últimos anos, foi uma das batalhas enfrentadas pelo autor, cuja causa da morte não foi divulgada.

Com uma carreira brilhante, Manoel Carlos deu vida a histórias que marcaram gerações. Na TV Globo desde 1972, ele estreou como diretor do programa “Fantástico”, após passar por outras emissoras como autor, produtor e ator. Sua trajetória artística começou cedo, aos 17 anos, nos palcos, e ao longo de décadas consolidou-se como um dos grandes contadores de histórias do Brasil.

Seu estilo inconfundível trouxe o Rio de Janeiro para o centro de suas narrativas, não apenas como cenário, mas como um personagem vivo que inspirava tramas repletas de drama familiar, amores intensos e dilemas humanos. Entre suas marcas registradas, a criação das famosas “Helenas” tornou-se um símbolo de sua obra. Retratadas como mães fortes, apaixonadas e resilientes, as Helenas encantaram o público desde “Baila Comigo” (1981) até sua última novela, “Em Família” (2014).

Afastado da televisão desde 2014, Manoel Carlos vivia uma vida reservada ao lado da família, dedicando-se aos momentos íntimos com suas filhas, a atriz Júlia Almeida e a roteirista Maria Carolina. A despedida do autor será em um velório restrito a familiares e amigos próximos.
Em nota, a família agradeceu as mensagens de apoio e pediu privacidade neste momento de luto e reflexão. Manoel Carlos deixa um legado inestimável para a teledramaturgia brasileira, com obras que permanecem vivas na memória de milhões de espectadores, refletindo os desafios, amores e complexidades humanas com uma sensibilidade que foi única e inesquecível.
Redação de:
Fonte:
Comentários

Deixe um comentário

Continue Lendo
Author picture

Jornalista: José Claudenir de Almeida

Centroeste News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.