CentroesteNews
12/12/2025
Mais Lidas
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comentou, nesta sexta-feira (12), a crise provocada pelo apagão que atingiu São Paulo após o vendaval histórico que derrubou postes, árvores e deixou centenas de milhares de moradores sem energia elétrica. Diante das falas do prefeito Ricardo Nunes e do governador Tarcísio de Freitas sobre uma possível intervenção na Enel, Alckmin defendeu que a responsabilidade sobre a concessionária é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Alckmin destacou que o Estado “não é mais executor de tudo” e que, por se tratar de uma empresa privada, cabe à Aneel fiscalizar e regular com “rigor” o serviço prestado pela Enel. O vice-presidente reforçou a importância de uma atuação firme da agência para garantir que a população não continue sofrendo com longos períodos sem luz.
As declarações foram dadas antes da saída do 8º Seminário Internacional de Líderes, em São Paulo. A crise elétrica continua preocupante: até o início da tarde desta sexta-feira, a Enel ainda não havia apresentado previsão para o restabelecimento completo da energia, e cerca de 624,6 mil clientes permaneciam sem luz no estado.
Tarcísio e Ricardo Nunes afirmaram, ao longo da semana, que uma intervenção na empresa não estava descartada, dada a demora no atendimento, a falta de respostas e a sobrecarga nos serviços de emergência.